terça-feira, novembro 15

Feriado órfão- Cinco anos de blog


 Hoje o blog comemora cinco anos de existência! Parece que foi ontem, não? para comemorar republico a primeira crônica do blog no longinquo ano de 2006...

Marechal Deodoro da Fonseca


Feriado órfão

Hoje é o dia da Proclamação da República, um feriado nacional. 

De todos os feriados esse é o mais opaco, o mais deslocado, alguém já viu alguma pessoa comemorar a proclamação da república? Já viu alguém saindo às ruas com uma camiseta com a foto do marechal Deodoro da Fonseca e gritando: Viva a república!!! Viu? Se viu, provavelmente esse alguém, pouco tempo depois, trocou a camiseta por uma outra: A de força...

Todos os outros feriados, em maior ou menor proporção, trazem um significado, uma manifestação, uma reflexão, uma razão de ser. O 15 de novembro nada! Parece um feriado órfão. 
A própria proclamação foi uma coisa fria, não houve nenhuma participação popular, foi coisa de uns poucos republicanos; os monarquistas não reagiram, talvez achassem que era feriado e que não valia a pena.

Na época em que a eleição era realizada nesse dia, o 15 de novembro tinha lá sua importância, mas depois que alteraram a eleição para a primeira semana de outubro, 15 de Novembro voltou para o divã... Problema existencial: Por que existo? De onde vim? Para onde vou?  

Procurando no dicionário o significado de república lá diz o seguinte:  
1) Substantivo feminino. Curioso: embora tenha sido um movimento puramente masculino (nunca ouvi falar de uma republicana, provavelmente pelos costumes machistas da época), é um substantivo feminino. 
2) O estado no sentido geral, seja qual for a forma de governo. Deve ser por isso que a casa de estudantes adolescentes se chama república...  
3) Forma de governo em que o povo exerce a sua soberania por meio de seus delegados e representantes e por tempo fixo. "delegados e por tempo fixo ? será por isso que a república sempre foi um caso de polícia? 
Seguem-se algumas definições menos votadas até chegar na última, no pejorativo: Coisa desordenada!!!

Mas, quanto  aos feriados, pesquisando na internet, aliás, se o dicionário é o pai dos burros, a internet deve ser a mãe! 
Nessa pesquisa constatei que: pelos feriados que existem em outros países, até que o 15 de novembro não está tão mal na foto. Nos Estados Unidos é comemorado o dia de Colombo, sendo que Colombo nunca passou por terras dos Estados Unidos, e até o dia da marmota, imortalizado pelo filme O Feitiço do Tempo (Groundhog Day).  
No Japão se comemora o dia da maioridade, o dia da comemoração da constituição, o dia do agradecimento ao trabalho, o dia do verde e o dia do equinócio do outono(???). E com uma curiosidade: se o feriado cair num domingo, a segunda feira seguinte será feriado. Bela idéia, não?  
Mas vamos ficando por aqui com esse post, se não alguém se dá conta de que ninguém comemora mais esse feriado e resolve acabar com ele...



É, pela foto do Deodoro acho que não daria uma boa estampa para uma camiseta... 

 

Ah! E pra quem acha que o Brasil é o país onde existem mais feriados, verá que isso não passa de um mito! No Brasil existem 10 feriados, entre nacionais e regionais, na Bélgica são por volta de 15, na Suécia existem 14, dentre eles o segundo dia de páscoa e o segundo dia de natal, sim, é isso mesmo! Depois do feriado tem outro dia logo em seguida e isso não se restringe somente a Suécia, outros países  fazem da mesma forma.
Além do mais, no Brasil, a carga horária do trabalhador é maior, ou seja, trabalhamos mais horas durante o ano.
Abaixo alguns dos países com mais feriados:
Feriados japoneses clique Aqui,

Feriados  na Suécia: aqui

Feriados na Bélgica(e em outros países): aqui



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...