segunda-feira, março 7

Memórias IV- O Bloco do Bosta

Em Montes Claros na década de 1980 existia um bloco que participava do carnaval, o Bloco do Bosta.
Na realidade não era um bloco, era um anti-bloco.
Não desfilava na avenida, simplesmente seus foliões passeavam entre o público antes, durante e após o desfile.
A " fantasia" de todos era a mesma:  simplesmente um lençol branco que cobria todo o corpo, fazendo os contornos do corpo e cabeça, como um fantasma, com furos nos olhos e no nariz.
Sem nenhum comando, cada um fazia a sua própria "fantasia" e andava pelas ruas, na maioria das vezes em grupos de dois.

Era diferente, era divertido! me lembro de ter conversado com diversos integrantes, quase sempre do sexo feminino, mas nunca descobri a identidade de nenhum deles. "Ganhei" alguns beijos no rosto de algumas "bostinhas". Era uma sensação diferente ao ganhar o beijo, pois não tinha a mínima idéia de como ela era fisicamente, muito menos o seu rosto.

Hoje a minha visão sobre o Bloco do Bosta é outra.
Antes era diferente, divertido!
Hoje o acho contestador, do mais puro anarquismo!
Anarquismo, na pura acepção da palavra, da ideologia anarquista, não na conotação pejorativa, como sinônimo de bagunça.
O participante "desfilava" como a dizer:
-Não tenho nada, sou um bosta, mas também posso participar da festa!
-Pra que fantasia cara?
-Você não me queria mas eu estou aqui!
-Ei, somos todos iguais!
Provavelmente nem eles mesmo achassem isso na época.

Foram poucos anos em que desfilou o Bloco do Bosta, mas em minha memória parece que foram mais...
Esse fato, com o passar do tempo, adquiriu uma dimensão maior do que tinha na época para mim.
Coisas que passam e não voltam mais...
Na época pareciam ser eternos...

Mas nada é eterno, e assim o Bloco do Bosta se foi...
Foi sem dizer porque, assim aliás como veio...
Mas como a história nos diz, fatos do dia-a-dia não tem certidão de nascimento, tampouco de óbito.
Ficam na memória de quem os vivenciou e os vivencia.
E muitas vezes estamos vivenciando momentos únicos e não temos a mínima noção disso.
Mesmo que seja um simples e singelo Bloco do Bosta...



Na foto o símbolo anarquista estilizado e em fusão com a figura de um coração.
Anarquismo como qualquer outra ideologia, tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. Para quem não conhece e quer saber um pouco mais, veja nos links abaixo:
http://www.contrac.hpg.ig.com.br/a_anarquismo.htm,

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia intrigante página , apreciei muito, talvez poderiamos fcar blog palls :) lol!
Tirando as piadas o meu nome é Liam, e como tu publico paginas se bem que o foco da minha página é muito diferente deste....
Eu desenvolvo páginas de poker sobre poker online sem arriscares o teu capital......
Amei bastante o que vi escrito nesta 2a visita
Virei aqui mais vezes
Ps:Peço desculpa pelo meu portugues ruim

Flávio Colares disse...

Pode vir quantas vezes quiser Liam, é sempre um prazer receber em meu blog pessoas de outros países, outras culturas.
Que bom que estou agradando! me visite sempre.
Quanto ao português, deu pra entender tudo. Numa outra visita me fale da sua nacionalidade. Um abraço!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...