quinta-feira, março 17

Está Chovendo Novamente I - Violão e Voz

Estou começando a postar o passo a passo de uma Gravação e Mixagem simples de um trabalho acústico. À principio será somente o áudio sem vídeo, depois faremos também alguns vídeos sobre o processo de gravação, edição e mixagem destas músicas.
A primeira música é "Está chovendo novamente".

Esta versão é o básico do básico, só pra se ter a noção da música, do possível arranjo e da melodia (para os leigos, melodia é a sequencia de notas, ou seja, é a parte que pode assoviar).
A versão está como foi gravada, com uma voz guia inicial somente para se trabalhar o arranjo musical.
Houve apenas pequenos ajustes de compressão para não haver muita variação de volume. O que está valendo é somente o violão, que foi gravado duas vezes, dobrado, como se diz em linguagem de estúdio.

Compressão, para quem é totalmente leigo, é como se fosse um achatamento entre os níveis mais altos e os mais baixos para tornar mais uniforme o som e para poder aumentar o nível geral de volume.

Do lado direito vocês podem opinar na pesquisa sobre algo da(s) música(s) a ser analizada.
Nos comentários da postagem podem dizer o que gostam e o que não gostam da música, do arranjo, da letra, da interpretação, etc.
Você pode acompanhar esta e outras músicas pela opção Marcadores: "Gravação e Mixagem", do lado direito do blog.


O próximo passo nesta música é a colocação da guitarra e do baixo. Depois virão os vocais e, talvez, percussão. Por último os vocais definitivos e a Mixagem, que é a combinação, a mistura de todos esses sons para que fique algo que soe agradável.
À medida que forem sendo gravados os novos instrumentos será atualizada a postagem, através do números I , II, III, IV...
Assim vai ser acompanhado o quanto se evolui, e o quanto se melhora a cada instrumento ou voz acrescentado, além dos efeitos e edições, para que se tenha um trabalho final de qualidade.
Você pode acompanhar esta e outras músicas pela opção Marcadores: "Gravação e Mixagem", do lado direito do blog.

Eu mesmo fiz o vídeo bem básico pra carregar bem rápido(abaixo). Pela dificuldade que tive, Steven Spielberg pode dormir tranquilo...

O Violão foi gravado por Sydner.
As belas fotos do vídeo e da postagem são de Mariana Gouveia, que tem um excelente blog no endereço: http://meggouveia.blogspot.com/.

ESTÁ CHOVENDO NOVAMENTE


Que os pingos da chuva
Possam trazer de volta pra mim
Aquele frescor, aquela magia
Há tanto no fim ...

Que os pingos da chuva
Molhem a alma e façam brotar
O ardente desejo
Que o tempo quis me levar

A vida renasce a cada dia
Em novas manhãs
E é sempre preciso provar
O néctar de outras maçãs

Deixo a chuva molhar
Me aquecer com seu calor
Por cada poro penetrar
Trazendo de novo o amor
E me vejo transbordar
Para o não eu digo: Sim!!!
Chuva veio trazer
Tudo de volta em mim ...

Está chovendo novamente
E eu tenho um novo amor




5 comentários:

Ju Sores disse...

Flávio. AMEI. Principalmente, essas suas explicações sobre o processo. Vou acompanhar sempre. Adoro esse mundo musical, mas tenho pouquíssimo conhecimento sobre o assunto!
Obrigada por compartilhar com a gente.Bjos

Flávio Colares disse...

É muito bom saber que alguém tão especial como você está gostando e estará acompanhando.
Vou procurar ser ainda mais didático, para que todos que dominam pouco, possam acompanhar e entender como funciona o processo de gravação e de mixagem de uma música.
Um abraço!!!
P.S.: Todos lá estão sentindo a sua falta...

Raquel Amarante disse...

Tbm estou adorando Flavio!
Mto legal!!!!!

Mariana Gouveia disse...

a música envolveu minha manhã e está chovendo novamente...
Fico lisonjeada com tuas palavras e teu gesto em divulgar meus trabalhos.
Só embeleza mais o instante.
Beijos

Flávio Colares disse...

Mariana, lisonjeado estou eu em poder exibir fotos tão belas e tão sensíveis em meu blog!

Que bom que minha música tornou melhor a sua manhã!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...