quarta-feira, junho 18

Sinestesia

Minha amiga e colega Juçara me disse a respeito de minha música “Como Explicar o Amor ? , que ela gosta muito dessa mistura de sentidos – Visão, audição, olfato, tato e paladar em textos ou poesias.
Na minha música ela está nas frases : “vem meu bem, ouça a luz do sol, aprenda seu calor ...” ( você pode ouví-la ao lado no player à direita acima neste blog).
Essa é uma figura de linguagem chamada Sinestesia, que foi característica do período Simbolista, movimento essencialmente poético na virada do século XIX para o XX, que explora basicamente a subjetividade, além de ter muita musicalidade nos versos.
É um dos meus períodos favoritos na literatura.
É também desse período um dos meus poemas favoritos chamado Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, que reproduzo abaixo:


Ismália
Alphonsus de Guimaraens


Quando Ismália enlouqueceu, pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu, viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu, banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu, queria descer ao mar...
E, no desvario seu, na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu, estava longe do mar...
E como um anjo pendeu as asas para voar...
Queria a lua do céu, queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu, seu corpo desceu ao mar...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...