terça-feira, junho 24

Meu Primeiro São João


- Amanhã é feriado ? Por quê ? Perguntei.
- É claro, onde já se viu o dia de São João não ser feriado ? Me respondeu meu colega com aquele ar gazeteiro, característico dos adolescentes.
Meio sem graça, concordei com ele, do qual não me recordo o nome, só do seu grande sorriso e da sua fisionomia. Ele era um negrão de uma educação e de um temperamento bonachão, gozador que só ele, mas sempre de bem com a vida e com todos, daquelas pessoas que alegram qualquer ambiente só com a sua presença.
Onde andará ele ?

Nós estudávamos no Instituto educacional Coronel José Ortiga, o famoso técnico, era o primeiro ano que eu passava um São João em São Francisco.
Eu, que fora criado em Montes Claros, que nunca teve a tradição de festa junina, a não ser as de clubes. A festa nas cidades pequenas é realmente um acontecimento; a cidade toda se enfeita, é festa pra tudo o que é lado; é quitute, fogueira, foguete, traque. Do padre ao prefeito, do menino ao avô, do pobre ao rico, todos parecem mais iguais,
a cidade respira um ar diferente, contagiante, sem paralelo com nenhum outro dia do ano. E olhe que quem está falando é meio averso a agitação.
É, me deu saudade desse São João em São Francisco , como também de meu colega e amigo da adolescência do qual me esqueci o nome.
Onde está você meu amigo ?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...