quarta-feira, janeiro 26

Existe ou não solução ?


Se um problema tem solução,
não se preocupe,

ele tem solução.
Se um problema não tem solução,

não se preocupe,
ele não tem solução.

Provérbio Chinês





Há alguns anos atrás ouvi pela primeira vez este provérbio chinês e o achei interessante, assim como achamos várias coisas e frases que depois se perdem em algum lugar da memória, até que tempos depois as ouvimos novamente, achamos novamente interessante, para logo depois os relegarmos ao ostracismo, abaixo das centenas de jogos de futebol ou capítulos de novelas e seriados que estão à frente na lista de prioridades de nossa mente.

Por algum motivo, dias depois, ao surgir um problema qualquer me lembrei dele e resolvi aplicá-lo.
Pensei se aquele problema que estava tendo no momento era solúvel ou insolúvel.
Nem me lembro mais qual problema era, só por isso desnecessário dizer o quão besta ele era. Então resolvi aplicá-lo dali em diante, e a cada problema que aparecia eu me perguntava: tem ou não solução?
E assim foi: a cada novo problema, a pergunta e a reflexão.
Então resolvi encará-los assim: imaginava a solução para o problema, memorizava e procurava esquecê-lo, só me preocupando com ele quando estava próximo de acontecer.

Um novo mundo se abriu para mim . Descobri que 90% dos problemas se resolvem por si mesmos ou que na maioria das vezes nem existem, são apenas coisas da nossa imaginação. Descobri quanto tempo havia perdido pensando em coisas inúteis e passei a ter uma relação melhor comigo mesmo e com as outras pessoas.
Descobri que, se não afetam diretamente a integridade da nossa vida e das pessoas que amamos, tudo tem solução ou nem realmente problema é.
Passei a dar mais valor a mim, às pessoas ao meu redor, e as coisas que nos fazem bem, e a me importar menos com o dinheiro, que deve ser encarado como um meio, nunca como um fim.

Quanto às outras coisas e frases bonitas que já ouvi, estou tentando lembrá-las mas elas estão abaixo das centenas de jogos de futebol e dos capítulos de novelas...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...