quarta-feira, março 21

Deixa a criança brincar !!!

Parafraseando o “Deixa o homem trabalhar “ da campanha política , eu digo : “deixa a criança brincar ! “.
E digo com convicção , pois a coisa mais importante para uma criança é a brincadeira ,o ofício da criança é brincar , o compromisso é o descompromisso.
Mesmo sendo um convicto , dias desses fui chamado a atenção por minha menina de oito anos , que estava há mais de meia hora fazendo a tarefa escolar junto com o irmão de seis e me disse : “pai eu quero é brincar !!! “ .
Na hora fiquei surpreso, mas diante de frase tão forte não tive como continuar a exigir o término da tarefa de escola.
É curioso como são as coisas , o quanto exigimos das crianças hoje , minha menina está na escola desde os 3 anos e o menino desde os 4 , e a quantidade de tarefas e o nível de exigência são assustadores. A partir dos 5 anos eles já recebem textos para ler e interpretar . Ler e interpretar ? criança com 5 anos não se sabe ler ,muito menos interpretar . O que estamos fazendo com nossas crianças ? elas estão assumindo muito cedo a responsabilidade . Ao invés de crianças estão se transformando em adultos em miniatura , e olhe que as minhas crianças só vão à escola, faço idéia dos que matriculam as crianças em tantos cursos e atividades que a criança tem de usar até agenda.
-São outros tempos ,dizem !
-Então mudem-se os tempos , digo !!
-Retrucam : os pais hoje trabalham fora e não tem onde deixar as crianças .
-Então vamos procurar uma forme de resolver o nosso problema e não criar um para as crianças !!!
Cientificamente* já foi provado que a criança precisa brincar , e que a precocidade não representa que ela será mais competitiva na idade adulta, muito pelo contrário (tenho o exemplo de minha mãe , que aprendeu a ler aos 5 anos e depois não conseguiu ter um bom aproveitamento na escola) .
Para finalizar, você que está lendo nunca teve a vontade de voltar a ser criança ? por qual motivo ? certamente não foi para fazer tarefa de escola . então :
Deixa a criança brincar !!!


* veja um artigo de uma médica especializada no assunto no link abaixo :
http://www.quadrante.com.br/Pages/servicos02.asp?id=207&categoria=Familia

Desenho : criança brincando de ser professora.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...