sexta-feira, setembro 7

Jambo


Hoje comi jambo, há muito tempo não comia, tinha até esquecido o seu sabor e o seu cheiro inconfundível de flor.
Gosto de jambo, sou uma das poucas pessoas que conheço que gosta.
O jambo não é uma fruta brasileira, é originária do sudeste da Ásia, foi trazida para cá pelos portugueses, é da mesma família da goiaba, da jabuticaba, da pitanga.
A árvore do jambo vive mais de 100 anos.

Outro dia uma colega minha estava com um coquinho, não o coquinho azedo, mas aquele de casca dura que tem uma polpa amarela que gruda nos dentes, havia até esquecido que ele existia.
Na hora me veio a lembrança de jatobá.
Jambo, coquinho e jatobá estão entre as frutas mais desprezadas, desprezadas mas de doce memória dos meus anos de infância; É uma de várias coisas que fazem parte de nossa vida durante um bom tempo e depois se vão.

Por falar em frutas me lembrei do tempo em que morava na casa de minha avó.
A maior parte de minha infância vivi lá. Lá havia muita fruta. Goiaba branca e vermelha, manga de várias especialidades, pitanga, jabuticaba, amora dentre outras, tudo no quintal.
Até hoje quando vou ao supermercado não consigo me acostumar em comprar essas frutas.
Talvez no quintal do meu subconsciente ainda guarde a impressão de que vou pegar a fruta no pé, e quem já comeu uma fruta tirada do pé, nunca se acostuma com uma fruta comercializada.


Publicada originalmente em 20/11/2006 em flaviocolares.zip.net

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Flavio;
lendo seu Blog, veio a saudade de pegar manga no pé, orvalho,gabiroba no mato, pitanga no quintal, poxa sinto até os cheiros destas frutas.
Parabens pela pagina
joão O. Souza

Unknown disse...

OTIMO..concordo...
fruta no pé! quem nunca comeu, não viveu!

e engraçado, eu olho com desprezo as frutas do supermercado, justamente pelo mesmo motivo seu
^^
bjo sorte

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...