domingo, abril 3

Cada Lugar Na Sua Coisa

A arte da síntese, de se dizer de forma clara, simples e direta é uma das coisas que eu mais aprecio em um texto, poesia ou letra de música.

Um dos "malditos" da MPB, Sérgio Sampaio, capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, mesma cidade de Roberto Carlos, teve um início de carreira fulminante quando, ao participar do IV FIC (Festival Internacional da Canção)de 1972, estourou em todo o Brasil a música "Eu quero é botar meu bloco na rua ". Depois disso nunca mais repetiu o sucesso, embora tenha feito músicas excelentes.

Sérgio era uma pessoa complicada, de díficil tratamento, não fazia nenhum marketing, muito pelo contrário.  Drogas, álcool, mulheres, esbanjava tudo o que ganhava...
Fazia tudo ao extremo...

Quando estava no ostracismo fez dois shows aqui em Montes Claros em um sábado e domingo consecutivos em meados da década de 1980.
Eu e Aroldo Pereira gostamos tanto do show no sábado que voltamos no domingo pra assistir novamente.
Foi a única vez que fiz isso...
Sérgio Sampaio, violão e voz, o maior show que já assisti !!!
Mas isso é outra história que um dia irei contar...
Engraçado, o segundo maior show que assisti foi também um violão e voz, do Cláudio Nucci, em Bocaiúva... Também outra história...

Cada lugar na sua coisa, já pelo título é incomum.
Faz um trocadilho com o normal, trivial, cada coisa no seu lugar...
E aí vai desfilando obviedades que na vida não são tão óbvias assim...
"Um livro de poesia na gaveta não adianta nada..."
"Lugar de quadro é na exposição..."
"Peixe é no mar... "
Tão simples... 
Sérgio me faz pensar... 
E como isso é bom!!!



CADA LUGAR NA SUA COISA
Um livro de poesia na gaveta não adianta nada
Lugar de poesia na calçada
Lugar de quadro é na exposição
Lugar de música é no rádio

Ator se vê no palco e na televisão
O peixe é no mar
Lugar de samba enredo é no asfalto
Lugar de samba enredo é no asfalto

Aonde vai o pé arrasta o salto,
Lugar de samba enredo é no asfato
Aonde a pé vai se gasta a sola
Lugar de samba enredo é na escola
(Sérgio Sampaio)

Quem quiser conferir a música pode clicar no link abaixo:
http://letras.terra.com.br/sergio-sampaio/526072/#
Para conhecer um pouco da história tem a wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Sampaio,

Para conhecer mais a fundo, tem a biografia, escrita por Rodrigo Moreira: Eu quero é botar meu bloco na rua. "
http://editoramuiraquita.blogspot.com/2009/11/eu-quero-e-botar-meu-bloco-na-rua.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...